Chamando o gado com kulning

Jonna Jinton chama um grupo de vacas para serem ordenhadas usando o kulning, método de vocalização tradicional escandinavo, usado para pastorear o gado e chamar o rebanho em longa distância.

Kulning (alternativamente, kauking, kauning e kulokker) é um método vocal escandinavo para chamar o gado nos vales. O rebanho, disperso nas montanhas e nos campos, e geralmente usando sinos no pescoço (para indicar sua localização), responde ao chamado, que pode ser ouvido a longas distâncias. A forma como é vocalizada ecoa nos vales e nas montanhas, e pode ser ouvido pelo gado até 5km de distância, a depender da localização e da situação, do clima, etc.. Este método é usado desde a Idade Média para este propósito.

O kulning é, geralmente, único a uma família ou localidade, e passado de geração em geração. É não verbal, ou seja, não contém palavras, embora algumas vezes inclua o nome do animal líder do rebanho. Atualmente, o kulning é usado em composições musicais diversas, e ainda é usado para o seu fim original em alguns locais, embora seu uso venha diminuído.

Não há indícios que essa técnica tenha sido usada para fins religiosos ou místicos.

Anúncios

Um comentário sobre “Chamando o gado com kulning

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s